terça-feira, 30 de abril de 2013

Entrevista – Comissária de Bordo fala sobre sua carreira!

O Nome dela é Amabili Correia, ela tem 24 anos de idade e é comissária de bordo há um pouco mais que dois.


1) Como foi seu caminho do momento que você decidiu ser comissária até ser contratada?
Comissária Amabili Correia – Quando eu fiz o curso em 2009 o mercado estava meio parado, eu trabalhava numa escola de inglês, depois consegui trabalhar na Passaredo na área de coordenação de voo. Mesmo trabalhando lá, eu passei por quatro entrevistas e só passei na quarta. Ou seja, às vezes os entrevistados se desanimam no primeiro “não”, mas eu acho que nunca se deve desistir.
2) Como foi seu treinamento dentro da empresa após a seleção? E o cheque em voo?
Amabili Correia - Após a seleção fizemos o treinamento em solo durante um mês, nele  eram compreendidos aulas de sobrevivência; primeiros socorros; equipamentos (fala sobre a aeronave que íamos voar), nessa matéria você aprende sobre procedimentos de emergência e rotina de voo. Também tivemos aulas práticas de emergência e sobrevivência na selva e no mar.
Na Parte teórica em solo tínhamos provas diárias sobre o que tínhamos aprendido e no último dia tivemos uma prova geral.
Quando se inicia a instrução em voo a instrutora realiza perguntas sobre tudo o que você aprendeu em sala de aula e te ensina sobre a rotina de voo, como a sequência de cheque dos equipamentos de emergência a bordo, serviços de bordo e apresentação pessoal.
Levamos uma pastinha que contém fichas que devem ser preenchidas pelas instrutoras, nelas são colocadas o seu desempenho em voo, seu comportamento e seu interesse. No cheque inicial são no mínimo 50 horas de voo, após as 50 horas e com a pasta preenchida a instrutora te libera ou não para o cheque, que pode ser feito por uma pessoa da ANAC ou uma comissária checadora da empresa.
Após o cheque eu iniciei meus voos sozinha, quando voava o EMB145 era somente necessária uma comissária.

3) Como funciona a divisão de tarefas a bordo da aeronave?
AC – Hoje a Passaredo mudou de aeronave e estamos com o ATR 72 500/600, somos em 2 comissárias – a supervisora e a auxiliar. A supervisora nada mais é do que a mais antiga de matrícula do dia, ou seja, hoje eu posso ser supervisora amanhã pode ser que eu seja auxiliar. Sabemos as duas funções.
4) Você sempre trabalha com a mesma tripulação?
AC - Não. A escala sempre varia de tripulação
5) Como é calculado o salário de um comissário? E os benefícios?
AC - O nosso salário é calculado por km voado, mas existem empresas que calculam por hora voada. Temos o piso salarial, mais os km voados, mais periculosidade e compensação orgânica. Os km são divididos em diurno, noturno e especial (feriado ou domingo).
6) Você já teve que lidar com alguma emergência a bordo?
AC - Uma passageira já desmaiou na minha frente. Ainda não tínhamos decolado, prestei os primeiros socorros ministrei oxigênio mas os bombeiros chegaram e terminaram o atendimento. Ela preferiu não ir no voo.
7) Dá tempo de conhecer as cidades por onde você passa?
AC - A maioria das vezes dá tempo de conhecermos as cidades por onde vamos, o legal é que conhecemos lugares que nunca imaginaríamos estar, o que eu mais gosto é de provar as comidas típicas.
8) Em sua opinião, quais as vantagens e desvantagens de ser comissária de bordo?
AC - Na minha opinião são mais vantagens do que desvantagens. As vantagens é de estarmos sempre arrumadas , conhecermos lugares inusitados, sempre tem algum artista a bordo também (risos). Somos pessoas normais, mas quando estamos uniformizadas parece que somos super-heróis, todos os passageiros nos olham e parece que eles sentem uma certa segurança na gente. De certa forma eles sabem que estamos lá para atender sempre com um sorriso e voz calma, mas segura, às suas necessidades. Às vezes levamos e trazemos os mesmos passageiros e eles ficam super felizes em nos rever. Acho que não existe desvantagem quando você ama o que faz
9) O que você gostaria de dizer às pessoas sobre seu trabalho?
AC - Gosto muito do que faço e faço com amor. Independente da profissão, devemos colocar a nossa dose de amor e dedicação, não existe resultado sem esses dois ingredientes. Pensem positivo, pensar positivo atrai coisas positivas. Se um dia ouvir um não, não significa que você não é capaz, mas significa que sua hora não chegou mas vai chegar, é só ter fé. Se for fácil demais, você poderá não valorizar depois. Caso veja uma pessoa errando, não erre porque ela errou e não se importou em fazer certo, se você sabe o certo, faça-o, e use essa pessoa de espelho para você não cometer o mesmo erro. E o mais importante: Nunca se acomode, procure sempre se atualizar e continue estudando.






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