terça-feira, 30 de abril de 2013

Processo seletivo da TAM – Comissária relata como foi!

Confira o relato da comissária da TAM, Tarcila de Azevedo, que participou do processo seletivo em 2008, quando ela tinha 24 anos de idade. Este depoimento serve para que você que está em busca de uma vaga em qualquer companhia aérea se sinta mais à vontade quando for participar de sua própria seleção. Observe que este processo seletivo ocorreu há quase 5 anos, e que não necessariamente a companhia adota os mesmos procedimentos hoje.

“Nossa, faz tanto tempo! Não lembro com riqueza de detalhes sobre o processo seletivo, mas lembro de fatos que são importantes para quem está começando agora. O meu currículo foi enviado pela própria escola de comissários. No meu caso foi muito rápido! A escola enviou meu currículo numa segunda, me ligaram na quarta pra estar na seleção em SP na sexta. Uma semana de fortes emoções! A seleção durou 1 mês. Foram 4 etapas que acontecia 1 vez na semana. A primeira etapa foi bem emocionante. Coração pulsando forte, roupa social impecável, cabelo, maquiagem, salto, tudo nos conformes. E quando cheguei ao auditório da empresa havia 200 comissários para participar da primeira etapa! Nossa! E eu era a única com terninho e saia marrom risca de giz, rsrsrs. Todos estavam com cores como azul marinho e preto e eu a única de marrom! Pensei comigo: acho que escolhi a cor errada! E logo começaram a chamar um por um e distribuir em salas com no máximo 30 pessoas cada. Tive de fazer uma redação contando sobre a História da Minha Vida. As mãos tremiam na hora de escrever, mas me concentrei e fiz a redação. Após isso tinha de esperar ser chamada para a entrevista individual com a equipe de RH da empresa. Lá foi medida minha altura, perguntas sobre a minha vida, porque decidir trabalhar ali e sobre tatuagens. Não omiti nada! Foi tão rápido que pensei que não tinha sido aprovada. A resposta não deram no mesmo dia. Deram dias depois via e-mail, onde constava a data da próxima etapa e o traje que teria de vestir. Os dias pareciam que nunca chegavam. Enfim, chegou o e-mail dizendo que fui aprovada e marcando o próximo local da entrevista.”

“Minha segunda etapa foi na semana seguinte. Outra entrevista individual com psicólogos, os gerentes do setor de RH e o comissário mais antigo da empresa. Eles observavam tudo. A forma de falar, comportamento, maquiagem, cabelo, roupa, unhas, tudo. E essa entrevista não durou mais do que 5 minutos. Saí mais uma vez com o sentimento que não havia conseguido. E mais uma vez tinha de esperar o e-mail com a resposta, positiva ou negativa. E dessa vez o e-mail chegou primeiro que eu na pensão, rsrsrs. Lá estava a resposta de aprovação e a data da próxima etapa de seleção. A cada semana o coração ficava mais acelerado! E eu que tinha ido pra SP com roupas para apenas 1 semana e já estava lá há duas. A saudade de casa era enorme! Mas estava firme e forte no meu propósito. Enfim chegara o momento da terceira etapa: dinâmica de grupo! E qual não foi a minha surpresa que na sala onde faria a dinâmica havia 10 comissários, 9 gaúchos e eu única nordestina. Alguns rostinhos já conhecidos ali compartilhando da mesma emoção. A dinâmica transcorreu tranquila e a resposta só chegaria por e-mail. Mas dessa vez tinha uma observação: essa era praticamente a última etapa. Quem fosse aprovado já estava 90% empregado. Fiz minha dinâmica de grupo numa segunda-feira e a resposta só chegaria por e-mail na sexta-feira. E como demorou pra chegar a sexta!!! No dia certo a pensão estava cheia e muitos dos amigos que fiz estavam lá torcendo por mim. Um dos meus amigos pediu pra acessar meu e-mail e quando ele abriu minha caixa de mensagens lá já constava: 1 mensagem não lida! Nossa! Era da empresa. Meu coração não cabia mais no peito! Coloquei a mão no rosto e não quis ver. Qual não foi a minha felicidade quando os amigos começaram a me dar os parabéns e a comemorar a minha conquista! Estava ali: PARABÉNS, VOCÊ FOI APROVADA! Que felicidade… Nesse momento só queria correr para um orelhão, ligar pros meus pais e comemorar com eles (Eu não tinha telefone celular nessa época). Nossa… Lembro como se fosse hoje. Eu mal conseguia falar, a família estava reunida em casa. Quando eu disse: Mãe, eu consegui! Ela só me falou: eu sabia filha que você ia conseguir. Você é guerreira! Deus te abençoe! A quarta etapa era apenas o exame admissional da empresa. Após documentação entregue, carteira assinada e data de treinamento agendado eu segui pra Recife para enfim comemorar pessoalmente com quem jamais deixou de acreditar em meu potencial: meus pais.”

Sem comentários:

Enviar um comentário